Correio Popular Notícia



Semusa capacita agentes comunitários em saúde mental

Data da notícia: 14/10/2011
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20111015d1.jpg[/IMG] (Da Redação) A Semusa (Secretaria Municipal de Saúde), por meio do CapsII (Centro de Atenção Psicossocial ? Raio de Luz), realizou ontem (14) a capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), com o tema Saúde Mental, no auditório da REN (Representação de Ensino), em Ji-Paraná. No evento foram realizadas palestras sobre Reforma Psiquiátrica e o Caps II Raio de Luz, ministrada pela enfermeira Francielly Duarte; como o ACS pode suspeitar que um indivíduo necessita de um acompanhamento no Caps, proferida pela psicóloga Hélem Machado e efeitos adversos dos fármacos e as retiradas dos mitos, com a farmacêutica Edina Salvador.
De acordo com a enfermeira do CapsII, Francielly Duarte, este evento tem como finalidade explicar a importância do CapsII, como tratar os pacientes, entre outros. ?O CapsII é um serviço aberto para atendimento diário de adultos com transtornos mentais severos e persistentes. Seu objetivo é oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários?, explicou Francielly Duarte, ressaltando que a equipe do CapsII é formada por psicólogas, psiquiatras, assistente social e enfermeira.
A diretora do DAB (Departamento de Atenção Básica), enfermeira Franciele Lovo e o diretor do Programa Saúde da Família, enfermeiro Bruno César de Freitas Ribeiro disseram que esta capacitação entrosa os ACS com o CapsII, além de oferecer mais conhecimento, qualificando o atendimento. A agente de saúde, Rosângela Santiago destacou que o evento é muito importante, pois contribui com a melhoria do trabalho do ACS.

OFICINA - A enfermeira Francielly Duarte informou que o CapsII oferece oficina de artesanato para os pacientes. ?A nossa meta é fazer com que a pessoa se sinta valorizada, ensinar ela produzir diversos produtos, que podem ser comercializados, ajudando aumentar a renda familiar?, explicou a enfermeira. O Caps II funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7 às 13 horas, e de segunda-feira e quarta-feira das 13h30 às17h30. ?São realizados cerca de mil atendimentos por mês?, finalizou Francielly Duarte.

Fonte:






Noticia vista 1761 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.